A rotina é um elemento importante na Educação por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também facilita a organização espaço-temporal e nos liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar.
Entretanto a rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção (por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário, a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto pedagógico da turma.
Após a chegada, organizamos a roda de conversa, onde as crianças podem trocar ideias e falar sobre suas vivências. Neste momento, todos que desejam podem falar e devemos estar sentados de forma que possamos ver-se uns aos outros.
Através das falas, podemos nos conhecer melhor e observar quais são os temas e assuntos de interesse das crianças. Ainda na roda, desenvolvemos atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos (visando apresentá-los às crianças para que, depois, possam brincar sozinhas) e outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário