sexta-feira, 29 de março de 2013

Toda criança é um artista!



Fazendo Arte!

O Maternal 2 estava muito inspirado neste mês de março!
Para possibilitar aos alunos um momento de criação livre e de muita criatividade, a tela escolhida foi a sala anexa do Maternal I. Imagina a alegria de pintar a parede! E a maravilhosa oportunidade de pintar as mãos e pintar com as mãos, se expressando da maneira mais livre possível.
Em alguns momentos os braços, o rosto e até os cabelos eram alvo de pinceladas. Vamos ver a ARTE (no bom sentido!) que os alunos fizeram...

A sala depois da passagem dos artistas do Maternal 2:

 Veja os pequenos artistas do Maternal 2:















Qual sua cor preferida?

Projeto “Minha história, minha vida” (Identidade e autonomia)
A construção da identidade dos alunos, passa inicialmente pelo reconhecimento das suas preferências. Nesta atividade os alunos do Maternal 2, vestiram a camisa que indicava suas cores preferidas, foi muito interessante observar  as regularidades e as peculiaridades dos alunos.
Acompanhe com as fotos como foi o dia da Cor Preferida:





Painel com as atividades dos alunos:



O Maternal 2 com as camisetas das cores preferidas:

















A IMPORTÂNCIA DA ROTINA - 1º ANO


A rotina é um elemento importante na Educação por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também facilita a organização espaço-temporal e nos liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar.

Entretanto a rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção (por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário, a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto pedagógico da turma. 


Após a chegada, organizamos a roda de conversa, onde as crianças podem trocar ideias e falar sobre suas vivências. Neste momento, todos que desejam podem falar e devemos estar sentados de forma que possamos ver-se uns aos outros.

Através das falas, podemos nos conhecer melhor e observar quais são os temas e assuntos de interesse das crianças. Ainda na roda, desenvolvemos atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos (visando apresentá-los às crianças para que, depois, possam brincar sozinhas) e outras. 

Surgem também discussões acerca dos projetos que estão sendo trabalhados pela classe, além de se apresentar às crianças as atividades do dia, abrindo, também, um espaço para que elas possam participar do planejamento diário. O tempo de duração da roda deve equilibrar as atividades a serem ali desenvolvidas e a capacidade de concentração/interação das crianças neste tipo de atividade.












 

OFICINA DE QUEBRA-CABEÇA