terça-feira, 31 de julho de 2012

AGENDA TELEFÔNICA MATERNALII

A proposta da realização da agenda telefônica “amigos queridos não podem ser esquecidos”, tem como objetivo colaborar em dois aspectos importantes para os alunos do maternal:
 *1)todas as atividades tiveram como conteúdos específicos o esquema corporal, os números, as letras do alfabeto e a sequência alfabética estes foram muito satisfatórios para toda a turma.
*2)buscando aprimorar a fase de familiarização e socialização da turma  no início do ano, os  números de telefone , as letras iniciais dos alunos e também a foto de todos na agenda contribuiu muito para que os laços de amizade e de afetividade fossem reforçados.


























segunda-feira, 30 de julho de 2012

HORA DO CONTO DO MATERNAL II

A RESPONSABILIDADE DE CONTAR A PRIMEIRA HISTÓRIA PARA A TURMA FICOU COM A COLEGUINHA ISABELLA, QUE ABRIU COM CHAVE DE OURO ESTA ATIVIDADE NO MATERNAL.
A HISTÓRIA ESCOLHIDA FOI “O MACACO E A MOLA” DE SÔNIA JUNQUEIRA. PARA AJUDAR NA CONTAÇÃO A MAMÃE CONFECCIONOU UMA MALA, O PAPAI ORGANIZOU A MOLA E A ISABELLA  HAVIA GANHO UMA MÁSCARA DE MACACO DE PRESENTE... FOI UM TRABALHO EM FAMÍLIA  QUE RENDEU MUITOS ELOGIOS, TODO O MATERNAL FICOU ENTUSIASMADO EM BRINCAR COM OS OBJETOS QUE A ISABELLA TROUXE.
PARABÉNS A TODOS QUE SE DEDICARAM NA ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE, ESPECIALMENTE A ISABELLA QUE CONTOU DIREITINHO A HISTÓRIA.
FICOU ÓTIMO!





A CHAPEUZINHO VERMELHO NUNCA ESTEVE TÃO LINDA!
ESTA FOI A VEZ DA NOSSA COLEGUINHA YASMIM CONTAR A HISTÓRIA  PARA O MATERNAL.
ALÉM DE UMA SUPER PRODUÇÃO QUE CONTOU COM UMA LINDA CAPA VERMELHA E ILUSTRAÇÕES DO LOBO MAU E DA CHAPEUZINHO VERMELHO, TAMBÉM TIVEMOS UMA CESTA RECHEADA COM  DELICIOSO BOLO DE FUBÁ. TODOS DEGUSTARAM... ESTAVA UMA DELÍCIA!
PARABÉNS YASMIM PELA HISTÓRIA QUE CONTOU E AOS PAIS PELA PRODUÇÃO  LINDÍSSIMA E EMPENHO NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.
 


A HISTÓRIA ESCOLHIDA PELO COLEGUINHA ARTHUR GONTIJO FOI “NA FAZENDA” , QUE É UM LIVRO DIFERENTE, QUE SE TRANSFORMA EM MÓBILE.
TODOS OS ALUNOS GOSTAM MUITO DESTE LIVRO E O ARTHUR CONTOU MUITO BEM A HISTÓRIA.  SEUS PAIS PROVIDENCIARAM UM CARTAZ COM LINDAS ILUSTRAÇÕES PARA AUXILIÁ-LO NA CONTAÇÃO.
PARABÉNS AO ARTHUR GONTIJO E AOS PAIS PELO COMPROMETIMENTO COM A ATIVIDADE PROPOSTA.
 




sexta-feira, 13 de julho de 2012

PROJETO PLANTAS DO 3º ANO


UMA ATIVIDADE QUE INTEGRA CIÊNCIAS E ARTE DE FORMA DIVERTIDA!
O Projeto Plantas, que envolveram os alunos do 3º ano com o objetivo de despertá-los para conhecer mais sobre a importância das plantas e aprender sobre os cuidados que devemos ter com elas. Através do lúdico os alunos puderam observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliaram no estudo dos seres com vida e sem vida. Feitos de meia calça contém terra e sementes de alpiste dentro. Por fora, os bonecos podem ser enfeitados e caracterizados com olhos, nariz, boca e orelhas criando fisionomias diferentes. As crianças puderam acompanhar o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco molhando-os diariamente. Assim, perceberam a importância da água na vida das plantas, sem água não há vida!

Durante um período de 15 dias, as crianças tiveram a oportunidade de praticar diversas atividades, tanto em sala de aula como em campo, desenvolvendo, assim, a imaginação, o desejo de aprender e o respeito às plantas. No início do projeto foi realizada uma conversa informal entre a professora e os alunos para que as crianças possam ter um primeiro contato com o assunto a ser trabalhado, compreender os objetivos do projeto e as ações que serão postas em prática. Assim, elas aprendem como as plantas estão presentes, de uma forma ou de outra, no dia-a-dia de todos nós. Mas a melhor parte do projeto é, sem dúvida, o momento em que as crianças foram para o Espaço Lúdico “colocar as mãos na terra” e aprenderam como é bom cuidar do Meio Ambiente. Dessa forma, elas foram estimuladas a conhecer sobre o relacionamento entre o ser humano e a natureza, sendo levadas a perceber a importância das ações do homem e dos recursos naturais, essenciais para a vida humana.
Os alunos acompanharam o processo de vida das plantas, desde os preparos da terra à colheita. De forma lúdica, são trabalhados os cuidados necessários para que os vegetais consigam viver, como água e sol em abundância. Foi chamada à atenção para a responsabilidade de acompanhar o crescimento de outro ser vivo.
O contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida.